[vc_row][vc_column][vc_column_text]O transporte de qualidade e com baixo custo podem proporcionar economia em escala, pois mercados mais amplos podem resultar em custos de produção menores com maior volume, provido por esses mercados, as instalações de produção podem ser utilizadas de maneira mais intensas e seguidas, geralmente, pela especialização da mão-de-obra.

 

O transporte barato também contribuiu para reduzir os preços dos produtos. Isso ocorre não apenas por causa da crescente concorrência no mercado, mas também porque o transporte é um componente de custo, juntamente com a produção, vendas e outros custos da distribuição, que constitui com o custo total do produto.

 

Quando o transporte torna-se mais eficiente, bem como oferece um desempenho melhorado, a sociedade se beneficia através da elevação do padrão de vida. Outro exemplo que pode ser citado, de especialização de mão-de-obra e de produtos correlatos são os polos de fabricação de roupas e tecidos. Um desses polos foi desenvolvido à anos atrás no “Vale do Itajaí” entre as cidades de Blumenau e Brusque, onde historicamente surgiram as grandes empresas de malhas, e se especializaram em cama, mesa e banho. Esse polo com o tempo acabou também se especializando em confecção de roupas e inúmeras fábricas acabaram surgindo com a produção de marcas próprias e de terceiros, muito em virtude da especialização da mão-de-obra. Em um primeiro momento com a concorrência local os preços acabaram caindo, naturalmente, mas isso fez com que os clientes de outras regiões acabassem sendo atraídos pela qualidade e preços baixos.

 

Assim as pessoas começaram a se deslocar para a região para comprar os produtos. Assim surgiu o polo, vários shoppings vendendo no varejo e no atacado.  Na evolução desse modelo de negócio, com a redução do custo de transporte, pois o volume a ser transportado já ocupava vários caminhões, e com o objetivo de inundar o mercado brasileiro com roupas de algodão de qualidade e baixo custo, uma empresa da região acabou criando uma empresa para vender no mercado varejista, com o objetivo de levar confecções de baixo custo e boa qualidade a nível Brasil e criou uma das maiores redes de varejo do Brasil.

 

Dessa forma o polo de roupas expande suas fronteiras, fornecendo roupas a um custo acessível para várias regiões do Brasil e desenvolvendo ainda mais a região. Isso tudo se deve a especialização da região na produção de roupas e no desenvolvimento da cadeia logística através do transporte.

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